Foto: Brasil Rugby

Brasil confirma a lista das 14 atletas para Tóquio

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) anunciou a lista das Yaras, a seleção feminina de rugby sevens, convocadas aos Jogos Olímpicos de Tóquio. O grupo conta com 12 jogadoras selecionadas e mais duas atletas reservas, que viajarão ao Japão, mas somente terão condições de jogo em caso de necessidade de substituição (ver link abaixo com as fotos).

As atletas convocadas pelo técnico Will Broderick são: Mariana Nicolau, Luiza Gonzalez da Costa, Rafaela Zanellato, Leila Cassia dos Santos, Thalia da Silva Costa, Isadora Cerullo, Aline Ribeiro Furtado, Mariana Fiovaranti, Haline Leme Scatrut, Raquel Kochhann (capitã), Bianca dos Santos Silva e Thalita da Silva Costa. As duas atletas reservas selecionadas são Eshyllen Coimbra e Gabriela Lima.

As Yaras treinam no centro de treinamento de São José dos Campos (SP) até o dia 8 de julho, quando embarcam para a cidade de Nagato. Serão mais duas semanas de preparação em solo japonês, respeitando os protocolos sanitários e o período de isolamento obrigatório até a viagem para Tóquio, onde ocorrem as disputas do rugby.

Entre as convocadas, quatro atletas são remanescentes da equipe que disputou os Jogos da Rio-2016: Haline Scatrut, Isadora Cerullo, Luiza Gonzalez e Raquel Kochhann. Elas auxiliaram as Yaras a terminarem na nona posição na primeira participação olímpica.

A estreia das Yaras está marcada para o dia 29 de julho, mas os horários dos jogos ainda serão anunciados. O Brasil está no grupo B, ao lado de Canadá, França e Fiji. O grupo A conta com Nova Zelândia, Rússia, Grã-Bretanha e Quênia. Já na chave C estão Austrália, Estados Unidos, China e Japão.

O rugby retornou aos Jogos Olímpicos na Rio 2016 após 92 anos. O esporte já foi praticado em quatro edições, contudo, na modalidade XV, em que 15 atletas de cada lado defendem a sua nação. Desde 2016, o rugby sevens (sete atletas por equipe) é a modalidade olímpica.

BRASIL – CONVOCADAS PARA OS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO

Aline Furtado (hooker e pilar) – Rugby USP
Bianca Silva (ponta) – Rugby Para Todos
Haline Scatrut (pilar e centro) – Melina Rugby
Isadora Cerullo (half crum ou abertura) – Niterói Rugby
Leila Cássia(half crum) – Rugby Para Todos
Luiza Campos (hooker) – Charrua Rugby Clube
Mariana Nicolau (pilar e centro) – São José Rugby
Marina Fioravanti (centro) – Saracens Bandeirantes Rugby
Rafaela Zanellato (centro e pilar) – Curitiba Rugby
Raquel Kochhann (pilar e abertura) – Charrua Rugby Clube
Thalia Costa (ponta) – Delta Rugby
Thalita Costa (hooker e ponta) – Delta Rugby

Atletas reservas
Eshy Coimbra (pilar) – Guanabara Rugby
Gabriela Lima (ponta) – Charrua Rugby Clube

Por Carlos Alessandro

About Americas Rugby News

Formally created in June 2015, this website's goal is to increase media exposure of the Tier 2 rugby nations, and create a hub with a focus on the stories of rugby in the Americas - North, Central and South.

Check Also

France Considering Some New Players for Tour to Argentina and Uruguay

France Head Coach Fabien Galthié is weighing-up his options for the July Internationals. France will …