Crédito Foto: CBRu

Brasil Conquista Bronze nos Jogos Pan-Americanos

Brasil ganhou Bronze no Rugby Sevens Feminino dos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Foi a segunda medalha de bronze das Yaras no Pan, a primeira desde Toronto 2015. No masculino, o Brasil ficou com o 6º lugar no Pan de Santiago 2023. Os jogos foram no Estádio de La Pintana

Foram quatro anos de espera até um novo confronto contra a Colômbia nos Jogos Pan-americanos, mas dessa vez com final diferente. Após deixar a medalha escapar em Lima 2019, Brasil voltou a enfrentar Las Tucanas na disputa pelo 3º lugar. Dessa vez, não deu chances às adversárias: vitória por 45 a 0 neste sábado, 4, no Estádio de La Pintana. Esta é a segunda medalha das Yaras na história da competição, igualando o resultado de Toronto 2015.

Ao se classificar em 2º lugar no Grupo B, com vitórias sobre México e Chile e derrota para o Canadá, a seleção feminina iniciou a jornada deste sábado sabendo que teria uma missão difícil contra os Estados Unidos na semifinal. Com a derrota por 36 a 0, a equipe foi para a disputa pelo 3º lugar e mostrou poder de recuperação para ficar com o bronze.

Na decisão do bronze, as Yaras marcaram 7 tries. Thalia marcou 3, enquanto Rafaela, Gabriela, Yasmim e Andressa anotaram os demais tries do triunfo brasileiro.

Já no Masculino, Brasil encerrou sua participação em 6º lugar. A seleção masculina começou o dia com vitória sobre a Jamaica por 27 a 14. E, pouco depois, perdeu por 15 a 14 para o Uruguai.

Contra os jamaicanos, Maranhão e Matheus Cláudio fizeram os tries do primeiro tempo, enquanto Widson fez os três tries do segundo tempo. Diante dos uruguaios, Rafael após linda corrida de Daniel Lima, e Matheus Cláudio marcaram os primeiros tries do jogo para os Tupis, mas o Uruguai conseguiu a vitória.

Na disputa do ouro feminino, os Estados Unidos venceram a final do Pan pela primeira vez na história ao superarem de virada o Canadá por 19 a 12. Já na luta pelo pódio masculino, a Argentina venceu o Chile na decisão do ouro por 24 a 5. Os chilenos, apesar da derrota, celebraram em casa medalha de prata inédita. No bronze, o Canadá superou os Estados Unidos por 19 a 17 em jogo emocionante de muita rivalidade.

Foi segunda medalha brasileira no Pan, somando-se ao bronze obtido pelas Yaras em Toronto 2015. O feito coroa o trabalho que colocou o Brasil na elite do rugby sevens feminino mundial, com as Yaras hoje no Top 12 da modalidade no mundo.

Via: Brasil Rugby

About Americas Rugby News

Formally created in June 2015, this website's goal is to increase media exposure of the Tier 2 rugby nations, and create a hub with a focus on the stories of rugby in the Americas - North, Central and South.

Check Also

SRA 2024 – Raptors vs Peñarol – ARN Guide

The Mile High City will be the setting for a must-win Super Rugby Americas match. …