photo credit: João Neto / FotoJump / CBRu

O Desafio Internacional de Beach Rugby com Brasil, Argentina e Uruguai

A versão praiana do rugby animará a tarde do sábado (18) no Rio de Janeiro. O Desafio Internacional de Beach Rugby acontece na Praia de Copacabana, entre os postos 2 e 3 (av. Atlântica 1.500), das 13h30 às 16h30. Os jogos serão exibidos ao vivo pelo Globoplay e Ge.Globo, com VT no SporTV no dia 21 às 18h.

A sétima edição do evento contará com um torneio masculino com três seleções e um torneio feminino com quatro seleções. Entre as mulheres estarão nas areias Brasil, Argentina, Uruguai e a seleção do Rio de Janeiro, ao passo que o masculino contará com Brasil, Argentina e Rio de Janeiro. Os times da Federação Fluminense de Rugby fazem sua reaparição no evento pela primeira vez desde 2014, contribuindo para a promoção do rugby local.

Com o intuito de apresentar a modalidade ao grande público e destacar sua força como entretenimento, o beach rugby também carrega a rivalidade entre os adversários sul-americanos, com o Brasil tendo vencido por quatro vezes o torneio feminino.

Mariana Miné, CEO da CBRu afirma:

“Após um longo período de restrições por causa da pandemia, a CBRu tem a satisfação de retomar esse belo projeto que é o beach rugby. Nossa intenção é mostrar que nosso esporte se adapta perfeitamente a grandes eventos de entretenimento e ao mesmo tempo propagar o rugby para as novas gerações de meninos e meninas que nunca tiveram contato com a bola oval.”

Sobre o jogo – As regras do beach rugby são ainda mais simples que as das modalidades de XV e sevens. O jogo é disputado em dois tempos de cinco minutos com um intervalo de dois minutos. O campo possui dimensões menores e não conta com os postes em formato de H.

Cada time inicia a partida com cinco atletas e a única maneira de pontuar é marcando um try que vale um ponto. O try é confirmado quando o atleta coloca a bola no solo da área de in-goal do adversário, isto é, na extremidade final da área de jogo.

No beach rugby, não há pontuação por chutes. Também não há formações fixas como scrum e o alinhamento lateral. Penais e laterais são cobrados com “free kicks” em que o atleta faz um chute curto para si próprio e retoma o avanço e a troca de passes.

 

Convocação do Brasil: Feminino
Dayana Oliveira, Larissa Alves, Camilla Carvalho, Maysa Fernandes, Júlia Leni, Beatriz Pagan, Silvana Oliveira, Gisele Gomes

Convocação do Brasil: Masculino
Alexandre Victor Figueiredo Alves, David Müller Dogivá de Páscoa, Gabriel Zurka Almeida Delgado Quirino, Joel Freire dos Santos Junior, Joel Victor Araújo dos Santos, Robson Alves de Morais, Sergio Manoel Silveira de Luna, Victor Guilherme Souza Silva

Tabela dos jogos – Sábado – 18 de junho
13h30 – Masculino – Brasil x Rio
13h45 – Feminino – Argentina x Uruguai

14h00 – Feminino – Brasil x Rio
14h30 – Masculino – Brasil x Argentina
14h45 – Feminino – Argentina x Rio

15h00 – Feminino – Brasil x Uruguai
15h30 – Masculino – Argentina x Rio
15h45 – Feminino – Uruguai x Rio

16h00 – Feminino – Brasil x Argentina
16h15 – Masculino – Final (1º x 2º)

Mais informações:

Home 1

About Americas Rugby News

Formally created in June 2015, this website's goal is to increase media exposure of the Tier 2 rugby nations, and create a hub with a focus on the stories of rugby in the Americas - North, Central and South.

Check Also

Historic: Belgium Tour Brazil, Chile and Paraguay in July 2024

The continued growth of rugby in South America continues to break new ground. The latest …