photo credit: Mike Lee / KLC / World Rugby

As Yaras jogam o primeiro torneio em casa desde o Rio 2016

A Seleção Brasileira Feminina (as Yaras, como são conhecidas) será anfitriã de um torneio internacional pela primeira vez desde 2016. Neste ano, o Brasil é a sede da 21ª edição do Sul-americano de Sevens Feminino, que será realizada pela Sudamérica Rugby (a confederação sul-americana) nos dias 10 e 11 de junho, na cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro. Pela sétima vez o torneio acontecerá no Brasil.

Com apoio da Prefeitura de Saquarema e transmissão exclusiva dos canais ESPN e da plataforma de streaming Star+, a tradicional competição será realizada pela sétima vez no Brasil e terá, além do Brasil, a participação de Argentina, Chile, Colômbia, Guatemala, Paraguai, Peru e Uruguai. A campeã do torneio se classificará automaticamente para os Jogos Pan-Americanos de 2023, que serão realizados no período de 20 de outubro a 5 de novembro, na cidade de Santiago, no Chile.

As partidas acontecerão no Estádio Elcyr Resende de Mendonça, conhecido pelo torcedor de futebol por ser onde joga o time local Boavista Sport Club. O evento também será marcado pela solidariedade, não haverá cobrança de ingressos e os fãs de rugby precisarão apenas doar 1 kg de alimento não-perecível para assistir aos jogos entre as rivais sul-americanas.

Mariana Miné, CEO da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) comentou:

“Uma emoção sem tamanho viabilizar que as Yaras voltem a disputar um torneio internacional no Brasil depois de seis anos. A última vez foi a estreia nos Jogos Olímpicos, Rio 2016. Queremos resgatar aquele clima de orgulho e festa e chamar nosso público para lotar as arquibancadas. Afinal, as Yaras são a grande potência do rugby na região e são protagonistas na força do esporte feminino no Brasil.”

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres explica:

“Receber o Sul-Americano de Seven Feminino de Rugby é um privilégio, além da reafirmação de que Saquarema tem vocação para sediar competições de várias modalidades esportivas. Preparar a cidade para receber com qualidade os atletas e torcedores de vários países e solidificar sua imagem como a capital nacional dos esportes é um desafio que estamos cumprindo.”

As seleções se dividem em dois grupos de quatro equipes que jogam contra todas do mesmo grupo na sexta-feira. As duas melhores de cada grupo avançam às semifinais no sábado, que ainda terá a grande final e as decisões de 3º, 5º e 7º lugares.

No nível continental, o Brasil vai em busca do seu 20º título sul-americano da categoria. O domínio é tamanho que elas ganharam 19 das 20 edições deste torneio, todas as vezes de modo invicto. Isto é, o Brasil jamais foi derrotado numa partida válida pela competição. A única edição que não teve participação brasileira foi em 2015, quando o torneio valia vaga nos Jogos Olímpicos – e o Brasil já estava garantido.

O último título das Yaras foi comemorado em novembro passado no Uruguai, onde as brasileiras bateram na final as colombianas por 36 a 5. As duas seleções se credenciaram para a Copa do Mundo de Sevens, que será disputada na Cidade do Cabo, na África do Sul, de 9 a 11 de setembro de 2022. As Yaras já estiveram como única representante sul-americana nas edições de 2009 (Dubai), 2013 (Moscou) e 2018 (São Francisco) e agora irão acompanhadas das colombianas.

O técnico Will Broderick convocou 12 atletas para defenderem o Brasil no Sul-Americano (clubes entre parênteses). Mariana Nicolau, Luiza Campos, Rafaela Zanellato, Thalia Costa, Cláudia Teles, Aline Furtado, Marcelle Souza, Marina Fioravanti e Gabriela Lima jogaram a última etapa do Circuito Mundial de Rugby Sevens, disputada no mês passado na França.

BRASIL
Mariana Nicolau (São José), Luiza Campos (Charrua), Rafaela Zanellato (Curitiba), Leila Silva (Leoas), Thalia Costa (Delta), Cláudia Teles (Niterói), Aline Furtado (USP), Marina Fioravanti (Bandeirantes), Gabriela Lima (Charrua), Andressa Alves (Charrua), Larissa Alves (Curitiba), Marcelle Souza (Charrua)

Jogos com transmissão confirmada na ESPN / STAR+:
Sexta – 10 de junho
Brasil x Guatemala – 10h
Paraguai x Uruguai – 10h22
Brasil x Uruguai – 12h28
Guatemala x Paraguai – 12h50
Brasil x Paraguai – 15h26
Uruguai x Guatemala – 15h48
Sábado – 11 de junho
Semifinais – 10h44 até 11h28
Finais (Ouro e Bronze) – 16h12 até 16h56 (só STAR+)

Via: Brasil Rugby

About Americas Rugby News

Formally created in June 2015, this website's goal is to increase media exposure of the Tier 2 rugby nations, and create a hub with a focus on the stories of rugby in the Americas - North, Central and South.

Check Also

SRA 2024 – Raptors vs Peñarol – ARN Guide

The Mile High City will be the setting for a must-win Super Rugby Americas match. …